25.3.06



Medéia, filha do rei da Cólquida, apaixonada por Jasão, líder dos argonautas, o ajuda a se apoderar do famoso velocino de ouro. (Pausa pra digressão. Por muito tempo não fazia idéia do que era um velocino de ouro e imaginava uma espécie de velocípede. Velocino é pelo de carneiro.)

Mas mesmo como aliada de Jasão, seus métodos já deveriam ter sido suficientes para levantar algumas suspeitas. Para retardar os seus perseguidores, chefiados pelo pai, Medéia vai cortando pedaços do próprio irmão e atirando ao mar. Ao chegarem em Iolcos, Medéia salva Jasão mais uma vez, agora matando o tio dele, que tentava roubar o velocino de ouro. O casal apaixonado tem que fugir então para Corinto.

Jasão, subestimando a fúria de Medéia, resolve abandoná-la para casar com Glauce, filha do rei de Corinto. A vingança terrível começa pela rival. Medéia envia-lhe um vestido envenenado, que acaba causando a morte dela e do pai. Não satisfeita, assassina também os próprios filhos, como forma de punir Jasão. E este, é claro, tampouco escapa: por obra de Medéia, morre esmagado pelo navio Argos, seu companheiro em tantas aventuras. Depois de tudo isto, ela tem que fugir mais uma vez, e ruma para Atenas, onde fica sob a proteção do rei Egeu. Se você pensa que ela sossegou, está enganado, já que mais tarde tentou envenenar seu benfeitor e teve que fugir novamente, voltando à sua terra natal, Cólquida.

Resumindo, lembra da história do sapo e do escorpião? Burra sou eu de imaginar que pau que nasce torto pode se endireitar.