19.5.02

Vou avisando que o texto � grande. Copie, cole no word, imprima, e leia!

TEXTO DE NIZAN GUANAES (paraninfo de turma de ADM da Facs. 2002)

Dizem que conselho s� se d� a quem pede. E, se voc�s me convidaram para paraninfo, sou tentado a acreditar que tenho sua licen�a para dar alguns. Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja, aqui v�o alguns, que julgo valiosos.

N�o paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu of�cio com todo cora��o. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro vir� como conseq��ncia. Quem pensa s� em dinheiro n�o consegue sequer ser um grande bandido, nem um grande canalha. Napole�o n�o invadiu a Europa por dinheiro. Hitler n�o matou 6 milh�es de judeus por dinheiro. Michelangelo n�o passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que s� pensam nele n�o o ganham. Porque s�o incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi constru�do antes, na alma. A prop�sito disso, lembro-me uma passagem extraordin�ria, que descreve o di�logo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pac�fico e um milion�rio texano. O milion�rio, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: "Freira, eu n�o faria isso por dinheiro nenhum no mundo." E ela responde: "Eu tamb�m n�o, meu filho".

N�o estou fazendo com isso nenhuma apologia � pobreza, muito pelo contr�rio. Digo apenas que pensar em realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.

Meu segundo conselho: pense no seu Pa�s. Porque, principalmente hoje, pensar em todos � a melhor maneira de pensar em si. Afinal � dif�cil viver numa na��o onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. O caos pol�tico gera uma queda de padr�o de vida generalizada. Os pobres vivem como bichos, e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, n�o chega viver como homens. Roubam, mas vivem uma vida digna de Odorico Paraguassu. Que era fic��o, mas hoje � realidade, na pessoa de Geraldo Bulh�es, Denilma e Ros�ngela, sua concubina.

Meu terceiro conselho vem diretamente da B�blia: seja quente ou seja frio, n�o seja morno que eu te vomito. � exatamente isso que est� escrito na carta de Laudiceia: seja quente ou seja frio, n�o seja morno que eu te vomito. � prefer�vel o erro � omiss�o. O fracasso, ao t�dio. O esc�ndalo, ao vazio. Porque j� vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a trag�dia, o fracasso. Mas ningu�m narra o �cio, a acomoda��o, o n�o fazer, o remanso. Colabore com seu bi�grafo. Fa�a, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, n�o jogue fora, se acomodando, a extraordin�ria oportunidade de ter vivido. Tendo consci�ncia de que, cada homem foi feito para fazer hist�ria. Que todo homem � um milagre e traz em si uma revolu��o. Que � mais do que sexo ou dinheiro.

Voc� foi criado, para construir pir�mides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interroga��es na m�o e uma caixa de possibilidades na outra. N�o use Rider, n�o d� f�rias a seus p�s. N�o sente-se e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: eu n�o disse!, eu sabia! Toda fam�lia tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almo�o de domingo, tem que ag�entar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo que ele faria, se fizesse alguma coisa.

Chega dos poetas n�o publicados. Empres�rios de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fant�sticas toda sexta de noite, todo s�bado e domingo, mas que na segunda n�o sabem concretizar o que falam. Porque n�o sabem ansear, n�o sabem perder a pose, porque n�o sabem recome�ar. Porque n�o sabem trabalhar.
Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. De 8 �s 12, de 12 �s 8 e mais se for preciso. Trabalho n�o mata. Ocupa o tempo. Evita o �cio, que � a morada do dem�nio, e constr�i prod�gios. O Brasil, este pa�s de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem muito que aprender com aqueles trouxas dos japoneses. Porque aqueles trouxas japoneses que trabalham de sol a sol constru�ram, em menos de 50 anos, a 2� maior megapot�ncia do planeta. Enquanto n�s, os espertos, constru�mos uma das maiores impot�ncias do trabalho. Trabalhe! Muitos de seus colegas dir�o que voc� est� perdendo sua vida, porque voc� vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque voc� vai trabalhar, enquanto eles v�o ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas, mas o tempo, que � mesmo o senhor da raz�o, vai bendizer o fruto do seu esfor�o, e s� o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados n�o conhecer�o. E isso se chama sucesso.