9.4.02

Carta aberta ao Papai Noel.

Ouro Preto, 26 de Março de 2002.

Ao
Centro de Atendimento do Papai Noel
Att.:
Papai Noel ou Duende responsável pelo setor de marketing.


Ref.: Solicitação de Presente.


Caro Papai Noel. Venho mui respeitosamente à sua presença através desta para solicitar de V. Senhoria um pouco de atenção nestas mal traçadas linhas*. O senhor sabe, Papai Noel, que a situação não está pra bolinho. A coisa já não era boa e piorou agora que a China entrou definitivamente no mundo globalizado e economicamente capitalista. Resultado: bilhões de chinesinhos que antes eram proibidos de acreditar em algo que não o Mao Tse, foram liberados pra acreditar no senhor e fazer pedidos. Se aqui no Brasil, que a gente é diferente um do outro e já tem confusão, imagina o pepino que vai dar quanto o senhor for entregar os presentes de tanta gente com cara igual?!

Por isso eu resolvi me antecipar, Papai Noel. Eu sei que o senhor só pode julgar se entrega ou não o presente depois de ler um dossiê completo sobre a pessoa. Tudo bem. Eu não sou política, então dossiê não é problema pra mim. O problema é que os meus presentes nunca chegam. Eu acho que é porque o senhor faz a entrega por ordem alfabética e, convenhamos, meu nome ( Vivianne) não ajuda muito. E vai ficar mais difícil este ano, afinal, agora que os filhos da Angelina Jolie e do Brad Pitt nasceram, são outros nomes na minha frente.

Por isso, Papai Noel, eu resolvi me adiantar e falar com o senhor enquanto todo mundo está distraído, ainda atormentando o coelhinho da Páscoa.

Papai Noel, meu desejo é simples. Esquece aquele pedido não atendido em 82, a tal da boneca com chuveiro. Também dispense a BMX de 84 (pai, e não Papai Noel, obrigada pela bicicletinha vermelha com rodinha branca, aliás, onde ela foi parar, hein mãe?) o pogobol de 85, o aquaplay de 86, enfim, esqueça todos os presentes retroativos. Pra mostrar que eu sou tão boazinha quanto o senhor, resolvi dar anistia a todas as suas pendências comigo. Basta que o senhor seja realmente um bom velhinho e me dê uma câmera digital de presente. Juro que vou ser uma ótima menina, comer legumes, não falar palavrão, assistir aos programas da Rede Vida e tudo, tudo mais.

Papai Noel. Vou cruzar os dedos, descruzar os braços e não vou ficar esperando. Por isso, se o senhor quiser seguir o meu exemplo e se antecipar, tudo bem. Aliás, tudo ótimo.

Atenciosamente,

Vivianne Pontes

* Sempre quis usar todas essas coisas rid�culas demais pra gente usar.