16.5.05



Macunaíma gabava-se um dia de ter caçado dois veados mateiros de uma só vez, quando pegara simplesmente dois ratos chamuscados. Como seus irmãos contestassem a proeza, ele "parou assim os olhos" no interlocutor e explicou:
- Eu menti.

Me sinto um pouco na situação de Macunaíma. Não esculpi nem só uma pedrinha. É verdade que freqüentei umas 6 ou 7 aulas, mas nas 2 primeiras a Fundação de Arte não tinha material, o que nos obrigou a uma aula teórica. Nas seguintes toda vez que eu ia usar as ferramentas o professor me pedia calma para que pudesse ser capaz de primeiro vizualizar a obra, e não fosse fazendo e vizualizando. Aí eu desisti.

Embora ninguém pusesse em dúvida a veracidade das minhas aulas de escultura, resolvi contar. Aprendi que, para a virtude da discrição - ou de modo geral qualquer virtude - aparecer em seu fulgor, é necessário que faltemos à sua prática. Morresse eu com o meu segredo, ninguém o saberia, mas também a sensação macunaímica não me abandonaria. Ao ter feito a afirmação de ter estudado escultura, quis apenas alimentar um modesto sonho, e los sueños suños son.