15.4.03

barata atr�s da orelha

N�o sou de polemizar, nem de alimentar pol�micas. Este n�o � o meu tom. Mas � ineg�vel que �foi fogo colocado� foi uma frase que escapuliu da minha boca � primeira not�cia. Meu pai disse �quem seria capaz? � colocar fogo em dinheiro e cultura ao mesmo tempo.�

Volto atr�s uns tr�s anos e lembro da reforma do casar�o que hoje � uma pousada de luxo ao lado do bar das coxinhas � copo sujo tradicional. N�o se pode intervir nas fachadas, tudo pode ser modificado por dentro, mas na frente, nada. Ent�o as reformas nas casas de pau-a-pique s�o feitas escorando-se as fachadas enquanto o resto � posto � baixo. Acontece que esse escoramento tem que ser feito por fora, nas cal�adas, que s�o estreitas nesta cidade colonial. Ent�o, a interven��o no fluxo de pessoas � multada em mais de mil reais POR DIA.

O custo das reformas � alt�ssimo e, diferentemente de Salvador, onde a prefeitura ajuda financeiramente nas reformas das casas do centro hist�rico, em Ouro Preto o IPHAN � pobre de recursos e rico de cobran�as. Correto, mas pouco construtivo e de parcos resultados.

Com o alto custo das reformas e o alto retorno dos seguros n�o � de se admirar que suic�dios disfar�ados de acidentes aconte�am.