9.1.03

A mem�ria � maior.

Fernanda, de 12 anos, me perguntou se a Torre Eiffel era grande. "Menor que a pedra de Ouro Verde."

(Em minha inf�ncia meus av�s moravam em Ouro Verde. Meu av� tinha uma fazenda de caf� que era cheia de 'or�pa', abelhas selvagens com nome de outro continente, nunca entendi isso. Tinha tamb�m tamandu�, marias-pretas e sofreus. Tucano tinha um no quintal da casa na cidade. Na pracinha na frente morava uma fam�lia de bichos-pregui�a. Eu engolia piabinhas vivas, Tin� dizia que s� assim ia aprender a nadar.

Um velho contava hist�rias de fantasmas na frente da fogueira no m�s de julho. Eu tinha medo dele.

Roubava laranjas-bahia na casa de Tim, de um �nico p�. Inda agora minha boca enche d'�gua, nunca mais comi laranjas-bahia iguais. Soube que o p� foi cortado.

Julinho P�-de-pato andava de terno, mas s� tomava banho nas f�rias, de mangueira, dado por meu tio Juninho, que tamb�m lhe tirava os bichos do p�, com uma agulha e v�rios impromp�rios. Julinho sentado no banco do jardim. Juninho sentado num banquinho baixo, de jacarand�.

Julinho P�-de-pato me chamava de princesa.

Eu tinha um p� de jabuticaba, respons�vel por umas tantas broncas pelas manchas nas roupas de pleb�ia.

Meu av� me dizia que a pedra alta, que podia ser vista da pra�a, e ficava atr�s da casa, tinha sido vendida pros japoneses. Pra fazer pedra de isqueiro.)