23.10.02

Sobre o Brasil

A historia eh longa, e embora eu goste muito de conversar sobre isso, esse nao e um assunto ameno.

Alexandre, o grande, o conquistador grego - que os albaneses dizem ter nascido na Albania - dominou toda a area do norte da Grecia, Albania e atual Macedonia. Rei morto, rei posto, e passemos o dominio da regiao pros romanos.

Ai chegamos num ponto que eu nao entendo muito bem: como o Imperio Romano cresceu demais, foi dividido. Entao pra que cresceram com ele?

O Imperio Romano do Ocidente tinha sua fronteira com o Imperio Romano do Oriente num rio na Bosnia. De la pra direita tudo era governado por Istambul. Ou Bizancio. Ou Constantinopla. Ou qualquer outro nome que voce possa dar a essa cidade de muitas faces.

Muito cacique pra pouco indio nao funciona em lugar nenhum, e um reino assim nao foi muito dificil de ser invadido pelos povos barbaros - lembra da aula de historia? Quando a professora falou que os chamavam de barbaros porque tinham barba? - E tome mais invasao pelos turcos otomanos.

Barbaros + 500 anos sobre dominio turco e na Macedonia falam bulgaro, mas chamam a lingua de macedonio. O fato e que quem eh macedonio? Quem vive na Macedonia? Os gregos dizem que nao, e se recusam a reconhecer que esse pais use esse nome. Nem na passagem de trem o usam. Chamam o pais pelo nome da capital, Skopje.

Dai os macedonios, atuais habitantes da Macedonia, alegam que nunca foram gregos, porque mesmo os antigos macedonios - reconhecidamente macedonios por ambos os lados, se eh que voce me entende e ja nao se perdeu la na aulda de historia da barba - nao podiam participar das Olimpiadas, festa so de gregos. O que prova que macedonio eh macedonio e grego eh grego.

Entao, como voce nao entendeu mesmo, (nem entendeu o titulo do post) vai! Corre pro Google, volta e diz o que pensa.