19.9.02

SOBRE ONTEM

Peguei o aviao em Heathrow 9:30 da manha. Se eu soubesse teria feito menos hora no duty free e tinha ido direto pros computadores com acesso gratuito a internet que o Heathrow oferece. 30 min depois eu ja estava sobrevoando Paris, meu destino final. Mas como sou pobre, e como diria o Caco Antibes, so sirvo pra fazer sabao, so cheguei em Paris 5 horas depois. A Alitalia faz aquela escalazzinha basica em Milao.

Aeroporto Charles de Gaulle em Paris. Cheguei quase fazendo xixi e fui direto procurar o banheiro. Necessidade satisfeita descobri que pela porta que eu tinha saido so se saia, nao se entrava. E minha bagagem tava la dentro. Fui perguntar como fazia pra entrar usando o melhor do meu frances 'Parlez vous anglais?' E foi assim que desde o comecinho descobri que o que dizem e verdade e franceses nao gosta de falar ingles. Ai, quinem quem ta fazendo coisa errada tive que esperrar alguem sair pra entrar camuflada de planta, ou o que fosse que chamasse menos atencao.

Agora descobrir como se sai daqui...

Train eh train mesmo. O caso eh pra onde, jah que eu nao tenho reserva em lugar nenhum... O guia diz aqui que tem uma estacao grande em que alem de posto de informacoes eles checam onde tem vaga. Vou pra lah.

Cheguei em Chatelet sei-la o q. Todos os postos de informacao estao fechados. Estou perdida.

Parei, dei uma olhada panoramica e entre todas as pessoas que passavam por ali procurei a com menos cara de francesa. Achei a Boba, assim mesmo o nome dela! Da Eslovaquia, que vai me ajudar a ligar pra todos os hostels da lista do guia.

ALGUM TEMPO DEPOIS...

Algum tempo depois e nenhuma vaga em hostel disponivel (parece que o mundo inteiro resolveu vir pra Paris), eu tenho que parar e falar de outra coisa. Eu na acredito em anjos, aqueles de asas abertas que se veem nas igrejas de Ouro Preto, nos museus da Europa, nas propagandas da Fiorucci. Eu acredito em anjo-gente, pessoas que de alguma forma cruzam seu caminho pra - usando uma expressao religiosa - derramar um dom. O moco do dia em que tirei meu passaporte e um desses anjos. A Boba e outra. Quem mais convidaria pra passar a noite em sua casa uma pessoa que nunca viu antes?? (To ate vendo a minha mae gritando. Tah bom, mae, mas o Anton eu conheci la em Caraiva, antes do episodio onibus nenhum pra lugar nenhum em dois dias.) Bem, nao era a casa dela, era o quarto do hotel dela. Ela e medica e esta aqui em Paris fazendo residencia. O hospital paga e ela fica num hotelzinho bem confortavel. Pelo menos tenho onde passar a noite. Amanha procuro acomodacao.

(So pra adiantar, eu ja achei viu?)