14.8.02

Gales existia antes de ser invadido por saxoes. (Lembram da invasao dos povos barbaros que a gente estuda na escola?). Era povoado por celtas, que possuiam sua religiao mistica e sua f'e em Avalon e chamavam esta terra de Cymru (le-se Cumri, assim ao contrario mesmo) que significa 'povo feliz'. Os Saxoes os apelidaram de 'estrangeiros', o verdadeiro significado de 'wales' ou 'gales'. Vivianne, escrito assim mesmo como o meu, � um nome gal�s - cymraig como dizem por aqui os que falam a lingua original de Cymru. Mais especificamente Vivianne 'e um nome assim tao celta, que as avos, e mais pra tras, as historias fazem men��o a mulheres com esse nome. Lembram da Vivianne de Avalon? Aqui 'e onde acreditam que ela viveu. E' tamb'em 'e um nome meio sagrado pra eles. Quando digo o meu nome pra um descendente celta, um desses velhinhos que paro pra pedir informacao de onde 'e que ficam os Correios, ou a padaria mais proxima, eles me olham com uma cara que parece que eu disse que meu nome 'e Jesus. Ou Ermenengarda, talvez.