3.7.02

A que vim

Muita gente me pergunta o que exatamente faco aqui nesse reino d'al'em mar. Vou tentar explicar.

Era uma vez um lago onde n~ao nasciam mosquitos (nesse lugar ningu'em tinha problemas con dengue). Uns diziam: foi uma princesa que chorou a'i, bl'a, bl'a, bl'a. Mas o chato do cientista, de jaleco e 'oculos foi l'a, recolheu a 'agua do lago em um potinho e levou pro laborat'orio.

No laborat'orio ele descobriu um bichinho microsc'opico, as tais das bact'erias, mas essa era especial! Ela passava o dia produzindo uma prote'ina, como uma aranha teceria sua teia. Essa prote'ina era afinal o que matava os mosquitos.

Pergunta se o cientista ficou feliz descobrindo isso? Ficou. Mas cientista 'e um bicho que gosta de brincar de Deus, e este nosso quis, ele mesmo, aprender a receita da tal da prote'ina, pra que ele n~ao dependesse da vontade da bact'eria.

Todos os seres vivos, cavalo, 'arvore, bact'eria, voc^e, t^em um 'livro de receitas' onde est~ao escritas passo-a-passo todos os detalhes da produc~ao de todas as prote'inas. O cabelo 'e constitu'ido de um tipo de prote'ina, a folha de outro tipo, a saliva de outrs tipos. Prote'inas s~ao como tijolinhos que combinadas de maneira diferente e, com outros compostos, formam nosso corpo.

T'a. Mas o livro de receitas de todas as prote'inas de um ser vivo chama-se DNA. S'o que ele 'e escrito numa l'ingua diferente do portugu^es. E - acreditem! - essa l'ingua tem s'o 4 letras. Mas 'e bem dif'icil de entender.

Ent~ao meu papel aqui 'e descobrir o c'odigo gen'etico respons'avel pela produc~ao da prote'ina, decocific'a-lo, e inser'i-lo num vetor, uma outra bact'eria, mas que funcionaria como uma m'aquina pra produzir somente aquela prote'ina que eu quero.

Perguntas?