1.7.02

N'os e o futebol

"(...)Temos uma teimosia gen�tica que supera aquela pregui�a macuna�mica, mais aned�tica do que real. Essa teimosia, pouco a pouco vai se incorporando � persona do brasileiro, � um pouco mal-informada, mas constitui uma fonte de energia que nos torna capazes de, esparsamente, fazermos coisas maravilhosas, nem sempre necess�rias, mas l�dicas: como Bras�lia, algumas manifesta��es no campo da m�sica e do cinema e, no topo de tudo, no futebol.
N�o se trata de ufanismo(...). Temos tantos problemas, tantos estrangulamentos em nossa caminhada hist�rica que seria rid�culo cantar vit�ria, mesmo quando merecemos cant�-la, como agora.
Mas a conquista do pentacampeonato no Jap�o, de forma l�mpida e insofism�vel, num jogo com um advers�rio respeit�vel e numa partida sem viol�ncias nem incidentes, mostra mais uma vez a nossa voca��o a um destino nacional que ser� constru�do pelo nosso povo, apesar do governo, das institui��es e das elites ressentidas porque n�o falamos ingl�s, n�o usamos o d�lar e, como naquela marchinha do Lamartine Babo, preferimos a feijoada e o parati." Cony