6.5.02

A minha m�e deixou um coment�rio aqui querendo saber o que � ser xiita. M�e internauta � uma coisa. A gente recebe coisas com os seguintes assuntos: "Subject: se alimentou direito?" " Subject: voc� n�o acha que deve dormir ao inv�s de ficar acordada at� t�o tarde na net?". Voc� pode fazer um e-mail resposta padr�o tipo "N�o, m�e". (Pode rir, m�e....) Ent�o vamos l�, explicar qual � o meu conceito de xiita.

Oficialmente xiita � uma corrente mu�ulmana surgida na �poca da morte de Maom�. Os xiitas s�o partid�rios de Ali, genro de Maom�, que acreditava que a sucess�o do Profeta devia se dar pela heran�a familiar, pois seus descendentes seriam os �nicos que saberiam interpretar corretamente os ensinamentos do Isl�. Os xiitas representam 16% dos mu�ulmanos e consideram-se l�deres da comunidade e continuadores da miss�o espiritual de Maom�. S�o majorit�rios no Ir� e em Bahrein.

Como acontece de vez em quando, a palavra acaba por ultrapassar seu sentido original e significar algo muito mais gen�rico. Xiita � utilizado normalmente como sin�nimo de extremista. E extremista tamb�m transcendeu o sentido original.

Quando coloco no meu di�rio virtual um banner com a frase "A arte de ser xiita" o 'subtexto', o sentido por tr�s disso, � que eu tenho a opini�o extrema de que opini�es extremas devem ser respeitadas. Ser xiita � uma arte, no meio de tantas incertezas. Eu mesmo n�o tenho certeza nem se o que escrevo � o que realmente penso ou se s� escrevo pra convencer voc�s, mesmo que n�o acredite nisso (�, eu n�o vou facilitar as coisas...).

Ou seja, a frase serve mesmo pra fazer pensar. Eu mesmo j� pensei numa outra explica��o pra isso (!). Quem tiver a sua, pode contribuir, � s� fazer um coment�rio aqui embaixo.