5.5.02

� maneira de Jo�o do Rio
O poema da Elizabeth Bishop ali em cima serve de introdu��o ao clima do assunto de hoje. Nesse momento come�o uma s�rie de posts que pode ser chamada de �Pessoas que marcaram a minha vida�. E pra come�ar vou falar de Ouro Preto. �pa, mas n�o ia falar de gente? A� que entra o Jo�o do Rio, que acredita numa �alma das ruas�, e Ouro Preto de tanto que me ensinou coisas, acabou por personificar-se. E � nesse momento de despedida e de perda que eu sinto mais a presen�a da cidade.

Em frente � minha casa tem um gramado verde e bem cuidado. No meio desse gramado tem uma fonte com uma cruz em cima. Uma cruz bem grande, quase do tamanho de um homem, de pedra. De madrugada e sem sono costumo ir pra l� observar a cidade. De l� d� pra ver o pico do Itacolomi, t�o grande e imponente que parece dizer �� Como voc� � insignificante!�, em tom de amea�a. Ou �s vezes, �Vai dormir que fico aqui te protegendo do escuro, do indiz�vel. Dos fantasmas cuide voc�.� Jo�o do Rio confirmaria o que eu conto, pois �a alma da rua s� � inteiramente sens�vel a horas tardias�.

(Pausa pra devaneios)

Meia hora depois decido escrever sobre isso outra hora. Ouro Preto n�o gosta que contemos seus segredos. Eles devem ser ditos de voz baixa, confidencial, nos ouvidos. Mas fa�o uma malineza e confirmo que �h� trechos em que a gente passa como se fosse empurrada, perseguida, corrida � s�o as ruas em que os passos reboam, repercutem, parecem crescer, clamam, ecoam e, em breve, s�o outros tantos passos ao nosso encal�o� que acabo por n�o me sentir mais sozinha, e ao inv�s de perseguida, me sinto reconfortada.